domingo, 2 de janeiro de 2011

A chinchila precisa de gaiola?

Sim, a chinchila precisa viver dentro de uma gaiola ou de um viveiro. Não se esqueça que a chinchila é um roedor e, portanto, se for criada solta, vai roer tudo o que encontrar pelo caminho, de livros a fios elétricos, a móveis e plantas. Ficar em uma gaiola, embora confine a chinchila a um espaço, é uma forma de preservar o bem-estar da própria chinchila, que pode morrer eletrocutada ao roer um fio elétrico e comer plantas e outras coisas que podem ser prejudiciais a ela.
Além disso, durante o dia as chinchilas dormem. Na natureza elas dormem em tocas, que também são espaços pequenos e, portanto, enquanto estão dormindo, estar em uma gaiola se assemelha a um comportamento que lhes é natural.
Mas na hora em que a chinchila acorda ela vai querer comer, brincar, pular, correr, se exercitar. Se ela não tiver como fazer isso, aí de fato ela vai se sentr confinada e acabar ficando estressada, roer o próprio pêlo, ficar deprimida, etc. Por isso é importante que diariamente você solte a chinchila para passear e brincar . Mas quando ela voltar para a gaiola, vai precsar de espaço para continuar pulando e se exercitando até a hora de dormir novamente. Por isso procure comprar uma gaiola espaçosa ou faça um viveiro para sua chinchila.
A gaiola abaixo é uma gaiola pequena. Note como a chinchila não tem espaço prara pular e brincar. Esta não é uma gaiola adequada, embora a chinchila caiba dentro dela, certamente ficará estressada com o tempo.

Já a próxima foto mostra uma gaiola com um bom tamanho:




Esta gaiola possui dois andares além do "térreo",  Acomoda perfeitamente duas chinchilas.

Os viveiros são a opção ideal se você dispõe de espaço. Pode-se construir um viveiro com dimensões e espaços personalizados e certamente acomodam as chinchilas com mais conforto. Se você optar por construir um viveiro, lembre-se de utilizar materiais que não sejam tóxicos à chinchila. Utilize apenas as madeiras apropriadas, como pinus, não utilize tintas e se for utilizar metal, prefira o galvanizado.

Qualquer que seja sua opção, evite deixar sua chinchila em uma gaiola ou viveiro com o fundo aramado, diretamente no metal. Isso estressa a chinchila e traz também o risco de que ela se machuque, prendendo as patas entre os espaços. Os fundos ideais são os removíveis onde você coloca serragem - e são de fácil limpeza. A serragem deve ser trocada no mínimo uma vez por semana e garante conforto para a chinchila

Acessórios de gaiola:
Estes são os itens importantes de se ter na gaiola ou viveiro:
Bebedouro: prefira os bebedouros maiores e plásticos, com bico de metal. Os bebedouros para hamsters são muito pequenos para chinchilas e o sistema de "bolinha" nem sempre é eficiente e a chinchila pode não conseguir beber água. Os ideais são os bicos que a chinchila morde para soltar a água.
Comedouro: não coloque comedouros de plástico, as chinchilas vão roer. Dê preferência a comedouros de metal, se possível fixos na gaiola.
Porta-alfafa: em geral são feitos de metal e acoplados do lado de fora da gaiola. As chinchilas puxam a alfafa através das grades.
Banheira: existem 2 tipos principais de banheiras: a banheira automática, que fica pendurada na gaiola e possui um compartimento que vai liberando o carbonato de cálcio conforme a chinchila usa. Muito utilizado em criatórios, não é o tipo de banheira ideal, porque a chinchila não consegue rolar adequadamente sobre ela, mas funciona bem como uma "prateleira móvel" que pode ser colocada em posições variáveis dentro da gaiola. Também existe a banheira comum que é colocada à disposição da chinchila diariamente, por 10 minutos. É uma caixinha de metal aberta na parte de cima e a chinchila rola dentro dela. Este tipo de banheira é o mais indicado, pos permite que o carbonato de cálcio se espalhe por todo o pêlo da chinchila. Você pode improvisar banheiras usando a criatividade. Caixas multi-uso e embalagens abertas de metal, além de vidros com boca larga podem ser utilizados como banheiras.
Prateleiras: a chinchila gosta muito de pular, então gaiolas com múltiplos andares são ideais.
Tocas: a chinchila precisa de tocas. Elas adoram dormir dentro de espaços pequenos e as tocas servem também como esconderijos, proporcionando-lhes a sensação de segurança quando ouvem ruídos desconhecidos que interpretam como perigo. Muitas chinchilas dormem em pares dentro de tocas pequenas, mas se você tiver 2 chinchilas na mesma gaiola, procure ter uma toca para cada uma. Elas preferem as tocas colocadas em locais mais altos.

O ambiente:
A gaiola ou viveiro precisa ficar em um local adequado às necessidades da chinchila para evitar problemas de saúde e stress. Um local adequado é um ambiente seco e bem ventilado, mas onde a gaiola não fique exposta a correntes de vento. Precisa ser um local fresco, pois as chinchilas não toleram o calor e podem morrer se ficarem em ambientes quentes e abafados. A gaiola não pode em hipótese alguma ficar exposta ao sol ou à chuva. Também é importante que fique em um local onde não haja muito barulho e ela possa dormir tranquilamente durante o dia. Se você possui outros animais, eles podem ser vistos como predadores pela chinchila. Os gatos são, de fato, predadores. A presença constante de outros animais próximos à gaiola pode causar-lhes medo, portanto, a não ser que sua chinchila esteja acostumada com seu cachorro, por exemplo, procure evitar este contato constante. Gatos definitivamente não devem ficar rondando a gaiola.

Por último, lembre-se que a serragem vai se espalhar em volta da gaiola, portanto, colocar a gaiola sobre o carpete torna a limpeza mais difícil. O ideal são os pisos frios que, além de serem de fácil limpeza, também proporcionam maior conforto térmico, visto que as chinchilas preferem ambientes mais frescos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual seu animal de estimaçao ?

RODA DO RATO: Aperte para cima para pular, e para manobras aperte 1, 2, 3, 4, 5.